terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Técnico fica ou sai?


No futebol brasileiro estamos acostumados com idas e vindas repentinas de técnicos. Em razão de a televisão privilegiar o campeonato brasileiro da 1ª divisão, acompanhamos esse vai-vém nitidamente.

Perdeu 3 ou mais seguidas?! Tá fora!
É mais ou menos isso que vemos e ouvimos falar com freqüência. Acho que todos concordam que esse é o cenário geral no futebol brasileiro. E aqui no cearense não é diferente, técnico vem, técnico vai, alguns ganham, outros envergonham...

Mas vejamos.

São Paulo, atual Campeão Brasileiro. Muricy Ramalho está lá há quanto tempo? Uns 2 anos, se não me engano. Seleção Portuguesa, fazendo campanhas nunca antes feitas, inclusive ficando a frente do Brasil na última copa. Luis Felipe Scolari está lá há quantos anos? Alguns ANOS né?

Usei dois exemplos de pessoas que, por sorte ou competência, tem estabilidade na profissão Técnico. O muricy é uma exceção no Brasil, mas está lá, deu certo. O Felipão não está no Brasil, tudo bem, mas foi para relacionar o estilo europeu ao brasileiro. Será que se a seleção brasileira tivesse ficado em 4º lugar não demitiriam o Parreira?

Isso tudo para chegar ao atual caso do Ferroviário, onde o Oliveira Lopes com uma campanha fraquíssima não foi demitido. Será que estão dando uma nova chance ou estão com preguiça (ou incompetência) de ir atrás de outro técnico!?

Em minha opinião, o Oliveira é muito bem intencionado, mas não deu certo, não foram alcançados os resultados esperados. Assim como estamos carecas de ver casos em que o técnico é rebaixado por um time e em seguida é campeão por outro. Acontece, o Oliveira não deu certo no Ferrão. O mais sensato seria contratar logo outro, pois teria tempo de preparar o time para o segundo turno. Para finalizar, ressalto que foram os jogadores que pediram a permanência do técnico, puxando a responsabilidade para eles próprios.

Vamos ver no que vai dar isso nesses dois últimos jogos.

Nenhum comentário: